quarta-feira, 27 de março de 2013

Este é meu texto sobre "identidade", referente a atividade do curso Escolas Sustentáveis e com vida", realizado pela UAB/UFMT.tendo como tutora a profª Alzira.

Olá, sou Fabiane Terezinha Pin Bonfanti,nascida no dia 23/08/1976, sou natural do  Estado do Rio Grande do Sul,  de uma cidade chamada Constantina, sou professora formada em Ciências Biológicas, moro em Guarantã do Norte-MT.
         Antes de iniciar a produção deste texto,parei em frente o computador e voltei meus pensamentos à época de minha infância  e adolescência ,bateu uma enorme saudade .Sou filha de agricultores então tive uma infância e adolescência sempre em contato direto com a natureza , lembro de como era bom tomar banho de chuva com meu irmão e meus primos(as) ,subir nas árvores pra comer bergamota , caqui, ameixa, jogar bola no “proteiro”, pescar no açude, ir pra escola a pé , morávamos a 1km da nossa comunidade e da escola, estudei até a 4ª série em uma escola multisseriada e como foi bom. A gente cuidava do quintal da escola , da limpeza da sala de aula, da horta, etc...
         A maior fonte de renda da região era e continua sendo a agricultura com plantio principalmente de soja milho e trigo.Quando eu morava no R/S,as lavouras não eram tão mecanizada quanto agora, existiam mais áreas verdes, menos uso de defensivos agrícolas , nas “sangas”, corriam águas límpidas, hoje as lavouras são cultivada quase até nos barrancos dos rios, mata ciliar , quase não tem mais.Muitos vizinhos de minha família venderam suas terras e foram morar em outras cidades em busca de um futuro melhor.Meu pai continua morando no interior, e eu amo voltar pra lá quando estou de férias com meus filhos e poder mostrar e contar um pouco sobre como foi minha vida lá.Bem depois casei vim com meu esposo para o Mato Grosso (Guarantã), em busca como a grande maioria de um futuro promissor.Quando cheguei aqui confesso que quase desisti, era tudo muito diferente, mas hoje estou muito feliz, consegui me formar, tenho meu emprego , constitui minha família e hoje tenho uma visão diferente em relação ao meio ambiente.É necessário cuidar, preservar , plantar árvores e não derrubá-las, precisamos recuperar as nascentes, melhorar a qualidade do ar, precisamos cuidar do solo para que nossos filhos e as gerações futuras também tenham quando adultos boas lembranças de sua infância.

Um comentário:

  1. Professora Fabiane, li a sua biografia e lembrei da minha infância também. Nossas culturas eram semelhantes. Os cultivos e os cuidados nas lavouras também eram da mesma maneira e concordo com vc que precisamos cuidar e tentar recuperar os danos causados pelo homem no meio ambiente.

    Edira

    ResponderExcluir