terça-feira, 26 de março de 2013

Os textos postados abaixo são atividades feitas pelos professores que estão realizando o Curso Escolas Sustentáveis e com vida, promovido pela UAB- UFMT. Tutora Profª Alzira

Minha identidade tem origem simples, nasci no interior do estado da Bahia, especificamente numa cidadezinha localizada no sudoeste da Bahia, por nome de Correntina, nome esse dado em homenagem ao rio que corta a cidade “Rio Corrente”. Ali vivi junto com minha família até os 11 anos de idade, tivemos com muito pesar abandonar nossa terra natal, por conta das constantes secas, onde faltava água para os animais, plantações e até para os seres humanos matar a sede, felizes eram os que tinham o privilégio de ter um sítio próximo ao rio, o que não era a realidade de minha família.

         Então, meus pais decidiram buscar um lugar melhor para viver, onde tivesse água em abundância, terra fértil para plantar, criar gado e tirar o leite, mudamos para uma cidadezinha chamada Nova Roma no Estado do Goiás, porém quando lá chegamos enfrentamos muitas dificuldades com a queda da atividade garimpeira, muitos comerciantes falindo e indo embora, veio à falta de emprego, geração de renda e opção de uma vida melhor, após sete anos de tentativas e esperança, sem sucesso tivemos que mais uma vez vender tudo e partir para um novo lugar com mais oportunidade de estudo, trabalho e de geração de renda, viemos para Mato Grosso, nesta cidade Guarantã do Norte, isso ocorreu no ano de 1993 época em que enfrentamos novamente o declínio do garimpo, que aqui estava a pleno vapor, falta de condições financeiras para sobreviver, instabilidade econômica, troca de moeda cruzado para URV depois real, falta de qualificação para as poucas oportunidades de emprego, famílias migrando. Vivemos anos difíceis, mas com esperança que dias melhores viriam. Diante das necessidades surgiu uma nova fonte de renda a madeira, sua extração desenfreada causou o desmatamento de densas florestas, levando o surgimento de grandes áreas de pastagens e criação de gado (iniciando a atividade pecuária), com isso, veio à implantação de frigoríficos e laticínios para exploração desse recurso animal.
             Hoje com o início do asfaltamento da BR163 no trecho que liga Guarantã a Santarém no Pará, está vindo aí uma nova exploração das áreas de pastagens e florestas que ainda restam, dando origem a agricultura mecanizada (soja, milho, arroz e algodão).
             Em meio a tudo isso, me encontro formada em pedagogia, atuando no terceiro ano do Ensino Fundamental na Escola M. Beija-Flor, casada e mãe de dois filhos e vivendo juntamente com minha família, com alegria deixo aqui registrada a minha trajetória de vida.
    
       Cursista: Silene  Oliveira de Matos Priesnitz.


      



Um comentário:

  1. Gosto muito de ler estes relatos , fico emocionada, estamos todos realizando este curso , buscando mais conhecimentos afinal somos formadores de opinião,mas cada um tem sua origem suas raizes, sua identidade.Gostei muito de sua históriaprofessora Silene.

    ResponderExcluir