quarta-feira, 3 de abril de 2013


 

                                   BIOOGRAFIA  ECOLÓGICA     (VALENTIN)

 

 

Sou Professor Valentin, nasci no Bairro São Cristóvão, na Cidade de Coronel Vivida, Estado do Paraná, Brasil, no dia 14 de janeiro de 1966, tenho 47 anos, trabalho como professor, efetivo na Escola Beija-flor, atualmente moro na rua Aroieiras nº 457, Bairro Cidade Nova, Guarantã do Norte, Mato Grosso, Brasil. Nasci num lugar do interior, com muitas serras, morros, pedras e poucas áreas verdes, sendo que a maior parte fora derrubada para o plantio de grãos, escola pequena e distante por ser na área rural, poucas casas e estradas de difícil acesso até a cidade. Ninguém se quer falava, ou, se preocupava com o Meio Ambiente, ao contrário, a cada ano que passava, aumentava as lavouras. As festas, as visitas, os encontros, eram sempre feitos com muito entusiasmo, mas nada ligado ao Meio Ambiente, apenas por uma questão cultural. Hoje as mudanças que se vê estão na área da agricultura que virou pecuária, as escolinhas acabaram, devido ao transporte escolar que leva todos os alunos para a zona urbana, algumas famílias, influenciadas por órgãos públicos, ligados ao meio ambiente, e também pelos filhos que estão estudando, estão recuperando algumas áreas degradadas e matas ciliares, nada muito impactante.

Vejo que nos últimos tempos, tenho me conscientizado um pouco mais sobre o meio ambiente, e, contribuído, embora bem pouco, com a sua preservação. Porém temos um paradigma a ser quebrado, principalmente na nossa região, onde durante muitos anos as famílias foram incentivadas a derrubar, era o famoso lema do governo federal: “INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR”. Já hoje o incentivo é para não derrubar, não degradar, preservar. Não é fácil, mas é possível, na medida em que a sociedade entender que da para conservar, cuidar do meio ambiente e dele tirar a sua subsistência.

Quanto a mim, a pegada ecológica deu mais uma “PEGADA” de consciência, mas conforme pode ser visto no meu comentário da pegada, me propus a fazer mais algumas ações práticas e concretas, no meu cotidiano, em beneficio a mim e ao meio. (ver pegada ecológica: eu e o meio ambiente.)

Um comentário:

  1. Professor Valentim, gostei do seu texto,realmente o entendimento que eu tinha quando morava no Sul em relação ao meio ambiente era bem diferente do que tenho hoje.
    Att: Fabiane

    ResponderExcluir