terça-feira, 16 de abril de 2013

relação entre as perdas ambientais e culturais


 

                     RELAÇÃO ENTRE AS PERDAS AMBIENTAIS E CULTURAIS

 

 

    No passado o ser humano entendia que o Meio Ambiente fora colocado ao seu dispor, onde ele poderia “ usá-lo” para viver naturalmente, e que, nada daquilo terminaria, nem modificaria. Isto perdurou por séculos e séculos, pois os humanos eram poucos e a natureza exuberante, criou-se assim uma cultura, a de usufruir sem preservar, ex: ninguém, naquele tempo, falou para o pequeno agricultor, que ele não poderia derrubar na beira do rio, para plantar feijão ou qualquer outra coisa, “ora” se era lá que dava as melhores colheitas, devido a umidade da terra, e assim com outras coisas, como o cuidado com a terra, a erosão, o veneno, etc.

De algumas gerações para o nosso tempo, embora com passos lentos, começaram algumas observações, alguns debates, estudos, encontros, programas, punições, fóruns, encontros mundiais e até documentos sobre a questão ambiental, “AME” Avaliação do Milênio dos Ecossistemas, entre outros.

   Vejo que o grande ponto para a preservação do meio ambiente está em: conhecer o que causa maior ou menor impacto e poder viver bem nele sem degradá-lo, lógico, englobando tudo, como: fogo desmatamento, poluição do ar, sonora, dos rios, recuperação dos materiais usados, matas ciliares, etc.

   Portanto é necessário aprofundar a compreensão das relações entre os ecossistemas e o bem estar humano, bem como, integrar aspirações econômicas, ambientais sociais e culturais

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário