quinta-feira, 4 de abril de 2013

Texto sobre “IDENTIDADE”, apresentado ao curso “Escolas Sustentáveis e com Vida”, orientado pela tutora Alzira

Minha Identidade

Sou Aparecida Auxiliadora de Almeida Vianini, natural de Nova Fátima, Paraná. Meus pais moravam no interior do Paraná, casaram e tiveram duas filhas Aparecida Auxiliadora de Almeida (eu) e Cleide de Almeida. Quando eu tinha seis anos mudamos para São Paulo, ali moramos mais cinco anos e viemos para Mato Grosso.
Buscando refletir sobre minha Identidade Ecológica, residi em três Estados diferentes, na infância morei nos seguintes estados, Paraná e São Paulo. Onde meu pai trabalhou como agricultor e assalariado, na função de pedreiro.
No inicio da minha adolescência, meus pais cansados da vida de assalariado mudaram para Mato Grosso em busca do tão sonhado pedaço de terra, sonho da maioria das famílias que aqui vieram. Foi um período crítico na nossa vida, enfrentamos várias dificuldades, como adaptação com o lugar, clima e o tipo de vida. Sem contar o medo de pegar malária, doença muito temida por todos.
Nesta época, Guarantã do Norte encontrava-se em fase de colonização, a BR 163 encontrava- se em péssimas condições de tráfego, com muitos atoleiros. A cidade só contava com o Bairro Centro e alguns comércios.
Porém, em meio a tantas dificuldades enfrentadas, algo que ainda me traz lembranças, os rios próximos da cidade como o Rio 22 e Rio 27, como eram conhecidos, se transformavam em área de lazer para nós, meu pai levava a gente todos  os finais de semana para pescar e tomar banho, eram rios com águas limpas e com muitas árvores em volta.
O tempo passou, formei em Pedagogia e me especializei na área de Educação Especial. Atualmente trabalho na com alunos especiais no atendimento educacional especializado a qual considero um aprendizado muito grande na minha vida profissional, faço o que eu sempre gostei aprender/ensinar e como diz Paulo Freire “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário